segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O SURGIMENTO DA MONARQUIA

O SURGIMENTO DA MONARQUIA
Período entre 1.000 e 582 a.C.

Porque Israel se tornou monarquia?
Se analisarmos, o livro de I Samuel, encontraremos a palavra BOI em várias passagens, e no final do período dos juizes, surge um novo povo de poder – OS CHEFES DOS CLÃS ISRAELITAS esses chefes dos clãs erram possuidores desses bois, tratores da época.
No período dos juizes houve um grande avanço na agricultora (Ex. 20:24). Devido a isso, começaram as negociações (Ex. 22:16-31), comércios de gados e pessoas, isso mesmo, escravos (Ex. 21:1-11), assim surgindo uma nova classe dentro de Israel, os “ADON” que quer dizer: “Senhor”.

Foi nessa seqüência que começou a dar inicio a monarquia:
BOIS = ESCRAVOS = COMÉRCIOS = SENHORES = ADON = BAAL = BAALIM = JERUBAAL = LEIS = CIVIS E RELIGIOSAS. (Ex. 20/ 21/ 22/ 23 e Jz 9)

Foi o poder desta nova classe de proprietário de bois que permitiram o surgimento da monarquia em Israel. Aos poucos a antiga federação tribal que era formada pelas as dozes tribo: Aser, Benjamim, Dã, Efraim, Filistéia, Gad, Issacar, Manasses, Judá/ Simeão, Naftali e Zebulon.

O MAPA DAS TRIBOS
http://www.adotaciliocosta.com.br/mapas/mapa22.php

Vão se tornando futuros reinos do Norte (Israel) e reino Sul (Judá).
Israel demorou 200 anos até vira uma monarquia, e com o tempo, a consciência de que ser israelita era cultuar a JAVÉ - JEOVÁ/ YHWH – em um santuário entre Dã e Bersabéia foi se estabelecendo, mas esta consciência só vai aparecer plenamente no final do período dos juizes (I Sm 3:20). No capitulo 8, do I livro de Samuel vemos que essa classe de senhores pede a Samuel um rei pois não se sentem mais seguros atrás de seu muros e a monarquia trará soldados, isso quer dizer mais segurança, Samuel como sempre alerta ao povo dos prejuízos que a monarquia poderia trazer para eles, mas com os pensamentos em apenas nos seu bem não deram ouvidos a Samuel, e escolheram Saul como rei (I Sm 10:24). Não demorou muito, a terra secou e com a terra seca a agricultura não evolui ai a única saída era recorre a Samuel, e é nessa ora que eles percebem que a suas atitudes tomadas foram um erro e disseram a Samuel “pedir um rei foi o nosso maior pecado” (I Sm 12:19).
Conclusão:
Foi através das pressões dessas classes, que Israel deixou de ter um governo de teocracia para ter um governo monarca. E o seu primeiro rei, Saul, era um “ADON” (I Sm 9:1-2).

Prof. Carlos Silva
Assembléia de Deus
Ministério Pedra Angular
www.admipa.com.br

Nenhum comentário: