sábado, 24 de outubro de 2009

4º LIÇÃO DAVI O TEMPO DE DEUS EM SUA VIDA

DAVI O TEMPO DE DEUS EM SUA VIDA

INTRODUÇÃO

Nós precisamos da historia de Davi para entender que: Esperar o momento certo (KAIRÓS)
É obedecer a Deus. Veremos que Davi tivera diversas oportunidade de tomar posse da promessa de Deus, que fora dado a ele quando ainda mancebo(1 Sm 16:10-13)Davi esperou muitos anos para se torna realmente rei de Israel, ele esperou com paciência no Senhor pois todo o povo de Israel queria Davi como Rei (1 Sm 18; 24:4-7), mas não era o tempo de Deus (KAIRÓS) e sim o tempo dos homens (CRONOS). Davi deve ser exemplo para todos que queiram ter sucesso nas promessas que Deus os fez, pois se intervirmos no tempo, TRANSFORMANDO DE KAIRÓS PARA CRONOS, com certeza não obteremos sucesso. Nas lições anteriores aprendemos que o sucesso vem com a vitória em Cristo Jesus e não no homem, como já diz o Pr. Adilsom Guilherme: “sem preparação não há separação”.


I. DAVI ESPERA O TEMPO DE DEUS EM MEIO ÀS AMEAÇAS
A vida de Davi teve muitas ameaças de morte, Animais, Gigantes e Reis, sendo que as maiores ameaças vieram da parte de quem Davi sempre ajudou, isso me faz lembrar do que disse o profeta Jeremias no momento de dor por causa do povo de Judá, “E encurvam a língua, como se fosse o seu arco, para a mentira; fortalecem-se na terra, mas não para a verdade; porque avançam de malícia em malícia, e a mim me não conhecem, diz o Senhor”.
(Devemos nos cuidar com as línguas afiadas de nossos “amigos” pois a mentira deixa cicatrizes que nunca mais se apaga). Saul usava-se de malicia em malicia para se fortalece na terra (1 Sm 17:25) e muita inveja sentia em seu coração a respeito de Davi (1Sm 18:6-9) nós sabemos que o pecado começou com um pensamento, e um pensamento de inveja “ E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte;subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo”. (Is 14:13-14)
Essa é mais um mostra da diferença entre a escolha do homem e a escolha de Deus. Saul escolhido pelo povo separou se de Deus, e uniu-se a satanás “Ora, o Espírito do Senhor retirou-se de Saul, e o atormentava um espírito maligno da parte do Senhor”. (1Sm 16:14) e quando você unisse satanás, ele, com a permissão de Deus, ceifa a sua vida como fez com Saul (1 Sm 31:4) perdera sua salvação e vivera por toda eternidade no logo de fogo e de lá ninguém poderá sair jamais (Ap. 14:9-11). O sofrimento maior no lago de fogo não e o seu terrível tormento, mas a separação eterna de Deus!
Davi escolhido por Deus, tornou-se o maior rei de Israel; é segundo o CORAÇÕ DE DEUS.
REFLEXÃO
O PRIMEIRO PASSO PARA LIDAR COM OS ERROS É ADMITIR HONESTAMENTE QUE ERROU!

II. OS LOCAIS DE REFÚGIO DE DAVI DURANTE A ESPERA DO TEMPO DE DEUS
Os não Cristãos procuram refúgio nos bares, candomblés, mesas brancas outros deus em geral, mas nós lavados e remidos pelo sangue do cordeiro, um verdadeiramente ungido por Deus. Tem por obrigação buscar refúgio junto aos homens e/ou mulheres de Deus, assim fez Davi ao procurar Samuel. Davi já tinha procurado um amigo – Jônatas – mas quando deixou de ser meramente, esperar com paciência, e passou a se um batalha espiritual ele procurou a pessoa que podia o influenciar na direção Divina.
Quantas vezes nos deixamos influenciar por pessoas fora da direção de Divina e tiramos conclusões que não agrada a Deus, devemos nos policiar em nossas decisões; e tomar as decisões que nos levam a direção do reino de Deus, esse é o melhor refúgio para o Cristão!

III. DAVI CONTINUA ESPERANDO O TEMPO DE DEUS
Davi esperou por doze anos para se torna rei de Israel, doze anos de sofrimento, doze anos de provação, como já disse: sem preparação não a separação, provação é a prova de Deus para você mesmo. Porque Deus não precisa de provas para saber se você é ou não capaz.
Ele é onisciente, sabe de todas as coisas, mas nós precisamos, não gostamos! Mas precisamos. Foi o caso de Saul ele foi ungido e já começou a reinar não passou por provações ele foi testado pelos homens que queria saber como Saul poderia salvá-los se não tinha trago presente a Samuel, Saul se fez de surdo e provou aos homens em uma batalha com os Amonitas e assim se tornou reis de Israel (1 Sm 10:17- 11:15a )
Davi passou por um tempo muito longo de formação para se torna rei, o mesmo ocorreu com José do Egito para se tornar Governador, passou por provações ate mesmo dentro de sua família. E depois de VINTE E DOIS ANOS a promessa de Deus se cumpriu.
Quanto tempo você ta esperando a promessa se cumprir na sua vida?
Você já passou por todas as provações?
Será que você está preparado para receber a promessa?
Lembre-se que os planos de Deus são bem maiores dos que os nossos!
Será que você é capaz de continuar esperando o tempo de Deus e não o transforma no tempo do homem?

CONCLUSÃO
Nesses dozes anos de sofrimentos, quando tudo parecia que a palavra de Deus nunca ia se cumprir na vida de Davi, quando Davi não tinha mais forças e nem recursos para se manter vivo e conseqüentemente se torna rei, Deus vez valer a promessa feita a mais de dez anos atrás, Davi converteu-se em um rei segundo o coração de Deus. Se colocássemos Saul e Davi juntos e os dois descem inicio ao mandato de rei, teriam dado partida em idênticas condições, porque Deus nos vez iguais, ninguém é melhor que ninguém, você não é melhor que Saul e nem Davi é melhor que você. Mas as nossas decisões podem nos levar a nos tornamos uma pessoa em paz com o Deus ou separada de Deus, as pessoas que não tomam as decisões erradas, tais decisões que não levam a Deus e acabam padecendo nesse mundo que jaz do maligno.

Carlos Silva
Ministério Ensinar é preciso!
Da Assembléia de Deus
Ministério Pedra Angular.
2 4/ 10/ 2009

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
Revista lições bíblicas da CPAD
Rodrigo Abarca, texto o monte de Sião;
Manual bíblico de Halley;
Bíblia Shedd;
http://ensinarpreciso.blogspot.com/
www.Ebdweb.com.br

Nenhum comentário: