terça-feira, 25 de agosto de 2009

CRIAÇÃO OU EVOLUÇÃO?

No principio criou Deus os céus e a terra. (1:1)


No princípio criou Deus os céus e a terra, essa é uma das confirmações mais importantes que encontramos na bíblia. Muitas tentativas para demonstrar a evolução por experimento têm sido feitas no decorrer dos anos, e os resultados têm sido falhos, é claro que os criacionistas podem ser duramente acusados pelos evolucionistas, Mas, também é absolutamente claro que os fósseis agora são mais abundantes e tem sido possível ao homem reconhecer novas classes, novas espécies, porém a falta de séries transicionais não pode se explicada por escassez de material, ou seja “o elo perdido”.
Mesmo os evolucionistas têm de acabar admitindo que a teoria da evolução e outras teorias são especulações da mente humana na tentativa de entender a nossa origem, embora, infelizmente, tenhamos inúmeras pessoas que aceitam o evolucionismo como sendo um fato. Já que não há evidencia suficiente que testifique sua veracidade, e se é necessária aceitá-la pela fé, é melhor que seja na palavra de Deus e na sua narrativa sobre a criação, a narrativa de um Deus sábio, que ordenou, e tudo foi criado de modo bem específico.


Quanto mais conhecemos essas teorias, mas vemos a importância da afirmação bíblica:

“no principio criou Deus os céus e a terra”.
É uma pretensão muito grande afirmar que o ser humano pode saber tudo ou quase tudo a respeito da origem do universo, quando na verdade suas afirmações têm boa base em hipóteses e teorias.
Nós aceitamos as próprias declarações de Deus, quando por meio do salmista nos declara: “Quando contemplamos os teus céus, obras dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres...?” (Sl 8:3-4) ou quando aponta: “os céus proclamam a gloria de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos” (Sl 19:1).
Os evolucionistas têm teorias, nós temos FÉ
O livro dos Hebreus nos diz: “pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem”. Estamos certos de que a ciência tem pouco a dizer com segurança a respeito da origem do Universo, de como ela apareceu. Por isso, através dos textos que mencionamos, somos encorajados a aceitar a existência do mundo por meio de fé. Afinal, em Hebreu 11:6, lemos que:
“... sem fé é impossível agradar a Deus...”.De fato, para aceitar como verdadeira a teoria da evolução, é preciso rejeitar a Deus, rejeitar sua revelação, rejeitar sua palavra. Negar a queda do homem e o fato do pecado, por exemplo, é preciso rejeitar a palavra de Deus, essa é a razão porque podemos rejeitar a teoria da evolução. Temos certeza de que ela não é a resposta para o mundo em que vivemos.

Deus criou o mundo. Mas por quê?
Deus criou o mundo (Universo) porque Ele quis. Ele criou por AMOR! Você pode até não gostar do universo, mas o Senhor gosta! Mas há uma outra razão pelo qual Deus criou o Universo. Ele criou para sua própria glória, podemos comprovar em Isaías 43:6-7 “Trazei filhos de longe e minhas filhas, das extremidades da terra, a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para MINHA GLÓRIA, e que formei e fiz.” Muitas pessoas, para defenderem o que acreditam, dependem somente de especulações ou teorias, enquanto nós temos a revelação de Deus que nos mostra que Ele criou este mundo, e também a nós, para a sua glória. Nós temos certeza de quem criou o homem e para qual propósito foi criado.
Quando nos detemos um pouco mais especificamente nas palavras de Gênesis 1:1, na expressão “criou Deus”, encontramos o verbo hebraico “bara”, que significa “criar do nada”. Este verbo tem unicamente Deus como sujeito e sempre se refere a Ele como alguém que produz um resultado novo e imprevisível!!!


Esclarecimentos:
No primeiro capítulo de Gênesis este verbo é usado apenas três vezes (v.1, 21 e 27), relatando três atos da criação de Deus.
No verso 1, temos o Bara dos céus e da terra;
no verso 21, temos o Bara dos seres marinhos e das aves;
no verso 27, temos o Bara do homem.
Muitas das vezes podemos ver nos textos originas as seguintes palavras:
Bereshith ou Bareshith – No Princípio.

“Pode ser que ambas as traduções sejam sintaticamente possíveis, mas não teologicamente”.(Gerhard Von Rad)

Através dessa afirmação a questão é a seguinte: “bereshith” está no construto ou no absoluto?
Se estiver no absoluto, Gn 1:1 é um parágrafo independente;
se estiver no construto, Gn 1:1 é dependente dos versículos posteriores.
O que vem a ser absoluto ou construto?
No Hebraico bíblico, os termos são classificados em termos de sintaxe.
Na frase “Palavra do Senhor”, por exemplo, “Palavra” é um exemplo de construto, pois seu sentido depende das palavras seguintes: “do Senhor”.
Agora “Senhor”, no absoluto, independe e possui um significado isolado.
Obs.:
Uma palavra no construto, via de regra, não é acompanhada por um artigo definido, embora isso possa acontecer na tradução a fim de deixa o texto mais fluido.
Ex.: “Principio” ou “No principio”.

Resumo da criação no livro de Gênesis
É uma descrição poética, em movimento cadenciado e majestoso, das etapas sucessivas da criação, vazada do modelo bíblico do numero “sete”, tão freqüente. Em nenhuma obra, cientifica ou não, existe narração mais sublime da origem das coisas.

Quem escreveu a respeito da criação?
Autoria dita por muitos a Moiséis, porém escrito, sem dúvida, em época muito anterior. A escrita era já comumente empregada, muito tempo antes de Moiséis, alem disso, alguns dos mandamentos, estatutos e leis de Deus existiam no tempo de Abraão, 600 anos antes de Moiséis.(Gn 26:5)
Conclusão: Foi Moiséis, a partir de documentos antigos já existentes em seus dias.

Como o autor soube a respeito do que acontecera antes de existir o homem?
Decerto, Deus lhe revelou o passado remoto, da mesma forma que, posteriormente, o futuro distante foi revelado aos profetas.
Talvez o próprio Deus tenha relatado esses fatos a Adão.
E talvez tenha sido recitado oralmente no circulo familiar ou dito como um ritual do culto primitivo. Ou seja, passado por geração após geração, até que fosse inventada a escrita.
"...porque todas as suas obras são verdadeiras..." (Dn. 4:37)

Assembléia de Deus
Ministério Pedra Angular
Carlos Silva


Nenhum comentário: